Nossa Fé


Orar, Rezar, Contemplar e Meditar é tudo a mesma coisa? 

Orar ou Rezar
Se pesquisarmos no dicionário Aurélio, descobriremos que orar e rezar são a mesma coisa, ou seja, sinônimos. Os católicos utilizam geralmente o termo Rezar, e os evangélicos utilizam o Orar, entretanto se pesquisarmos mais a fundo estes dois termos descobriremos algumas sutis diferenças entre eles.

O termo Rezar, seria utilizado quando se repete, recita um verso varias vezes, de maneira automática, já o termo Orar, vem de falar, ou seja, falar com Deus. Nos católicos não dizemos "fazer a oração do Pai-Nosso" na tradição católica, ficou de alguma forma implícito que rezar está um tanto ligado a recitar. Recitar é muito mais interpretar do que orar. As orações que aprendemos a recitar desde criança, de tanto repeti-las, a partir da "decoreba" infantil, deixamos de pronunciá-las em espírito de oração, de compromisso com o que se está dizendo.

Nada há de errado em recitarmos nossas orações, no entanto, é preciso, pelo menos de vez em quando, refletirmos sobre cada frase de cada oração que habitualmente pronunciamos e procuramos mergulhar nela de forma que, ao rezar, estejamos em oração tão profunda quanto possível, evitando, assim, o dispersar da atenção e que seja aquilo mesmo que você quer dizer a Deus, deve haver sinceridade ao dizê-las.       

Contemplar
O que é contemplar, exatamente? A gente sempre acha que sabe, mas vale uma pesquisa ao dicionário, encontramos vários significados para o verbo contemplar, contemplar pode ser sinônimo de meditar, refletir, imaginar, fazer suposições, observar atentamente, levar em consideração, fixar o olhar. Mas a noção de contemplar mais identificada com o que à palavra nos leva a pensar é a primeira das possibilidades que nos traz seria fixar o olhar em alguém, algo ou si mesmo, com encantamento, com admiração.


No que diz respeito a um relacionamento com Deus, o relacionamento com Deus parece reduzida à oração e à leitura da Bíblia. A oração para nós falarmos com Ele, e a Bíblia para ele falar conosco. Embora muitas outras formas de relacionamento tenham caído em desuso, uma das quais seria a  contemplação. A tal ponto, que muitos de nós nem fazemos ideia do que é contemplar a Deus.
 
Contemplar Deus pode ser feito de várias formas. Podemos contemplar Deus através da sua criação. Observando a natureza ao nosso redor, e percebendo que Deus é o criador de todas essas coisas.

Meditar
A definição clássica de meditação é parar a máquina da mente para que então outro orgão perceptivo possa entrar em funcionamento e nos deixar perceber a “existência” daquilo que nos cerca e de nós mesmos sem a influência dos sentidos, lógica e razão.

Mas meditar não é ficar com a mente vazia, sem pensar em nada. Meditar seria se familiarizar a mente, de maneira constante e profunda, com um objeto virtuoso. A meditação cumpre muitas funções: supera problemas interiores, como aqueles criados pela raiva, inveja, apego e ignorância; controla nossa mente e acarreta paz interior; habilita-nos a cultivar intenções virtuosas. Praticando meditação, adquirimos em muitos níveis de realização espiritual.

Após analisarmos, concluímos que seja orando, rezando, contemplando ou meditando, temos que elevar sempre o pensamento a Deus, de nada adianta você fazer uma oração ou rezar sem ter o coração e a mente focada naquilo que está falando ou pedindo, sem ter a noção de que está fazendo, senão você está somente lendo um texto como este.

Nenhum comentário:

Postar um comentário